quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eixo x Aliados

    Dentro da Segunda Guerra Mundial houveram grandes potências , os países como Alemanha, Itália e Japão faziam parte da aliança chamada Eixo. Opostos ai Eixo existia a aliança chamada Aliados que unia Estados unidos, França, Reino Unido e União Soviética.

Representação dos países envolvidos , imagem feita pelo grupo.


     Desde que a Segunda Guerra se iniciou o Eixo vinha sempre vencendo e acumulando vitórias, até 1941. As vitórias do Eixo foram conquistadas com o comandado das forças armadas da Alemanha. Essa aliança deu a Eixo a conquista do Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.
     No ano de 1941 o Japão ataca a base militar de Pearl Harbour, no Havaí, esse fato levou os Estados Unidos a se engajarem no conflito ao lado dos aliados. Com a chegada do Estados Unidos os Aliados começaram a ganhar força nas frentes de batalhas. Enquanto isso, os soviéticos resistiam heroicamente na batalha de Stalingrado, inciando uma gigantesca ofensiva contra as tropas nazistas, que só terminou com a tomada de Berlim.
      Os exércitos dos EUA, sob o comando de Eisenhower, e da Inglaterra, sob o comando de Montgomery, fecharam o cerco sobre o Africa Korps em El Alamein, causando sua rendição. A partir desse momento, a invasão doa aliados ao sul da Itália ficou fácil. Nesse momento o Brasil se faz presente diretamente, enviando para a Itália quase 25 mil soldados que acabaram por conquistar a região, somando com isso uma importante vitória para os Aliados, mas ainda não o fim da guerra.
     O desembarque na Normandia (Dia D) foi o inicio da libertação da França. Na sequencia os aliados invadiram a Alemanha, que oficialmente se rendeu em 7 de maio de 1945, sendo o dia 8 considerado o "Dia da Vitória". 
Para o fechamento da guerra ainda faltava o Japão, a resistência aos bombardeios dos EUA fazia a guerra se prolongar. Sem mais paciência para a resistência do Japão foram lançadas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki que causou uma enorme destruição e provocou a morte de mais de 250 mil mortos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário